O Herbanário Abuelas surgiu em uma mistura de herança de avós e mãe plantadeira, com desejo de trabalhar com as próprias mãos, paixão pela natureza, mudança de tempos trazidos pela maternidade e gana de viver de um ofício próspero e sustentável. Me despedi do jornalismo e iniciei uma busca por um despertar.

Foram anos estudando possibilidades, entre cursos de botânica e cosméticos naturais, herbalismo e ciclicidade das plantas. Com essa junção de bons motivos, eu Mariana de Alencar, fui sendo envolvida aos poucos, estação após estação, maturando cada memória afetiva de cada erva que estudava, plantava e via se desenvolvendo, assim como meu amor por elas.

O Herbário Abuelas é um empreendimento 100% materno, onde o meu maternar de minhas 3 meninas, me fez revisitar meu passado em cada gestação. Em cada chá que eu tomava, cada creme que passava para aliviar as dores e delicias da gravidez, minha mãe e minhas avós estavam comigo. Me lembrando que camomila era bom pro sono, que cavalinha é fungicida, que lavanda acalma os nervos e que banho de ervas com um chazinho cura as dores da alma. Somos frutos da ancestralidade. E que nossas Abuelitas, Angelas e Angelinas, Marias, Conceições e Virginias, estejam em cada erva plantada por nós, em cada chá e tempero, que te desperte a sensação de um abraço e a memória de um afago bom de mãe e de avó.